Bilhetagem eletrônica

Idosos são os primeiros a fazer o cartão magnético para transporte coletivo

Mais de 200 fichas foram distribuídas até as 10h desta segunda-feira

Pedro Antunes -

Com prazo de dois meses e meio para fazer os cartões magnéticos com reconhecimento facial de usuários do transporte coletivo de Pelotas, muitos idosos preferiram garantir o documento já na abertura do processo. Às 9h30min desta segunda-feira (16), uma pequena fila formou-se em frente a sede do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), na avenida Bento Gonçalves, 3.384, junto ao Shopping Lobão. Dentro, o espaço para espera estava lotado e o movimento nos cinco guichês era intenso. Até as 10h, mais de duzentas fichas tinham sido distribuídas. Quem resolveu esperar cerca de uma hora para ser atendido, saiu com o cartão em mãos.

A aposentada Maria Amélia Baade da Silva, 60 anos, chegou às 8h e, às 9h45min estava com o novo cartão PraTi. "Quis fazer o quanto antes." Sobre a possibilidade da integração tarifária, a usuária prefere ver para crer. O novo cartão com reconhecimento facial passa a valer a partir de 31 de julho, segundo informou o coordenado do consórcio, Enoc Braga Guimarães. O novo sistema extingue o uso dos cartões de vales, com reconhecimento digital. Essa é uma das ações resultantes do processo de licitação do serviço.

Prioridade
Idosos, pessoas com deficiência e acompanhantes têm prioridade no cadastro, mas como na manhã desta segunda, a maioria das fichas distribuídas foi para quem tem mais de 60 anos, não foi preciso abrir exceção. "Acho que o pessoal de mais idade costuma ter essa preocupação: garantir o documento o quanto antes", observou Guimarães.

Dúvida
Logo na chegada do usuário à sede do consórcio, uma funcionária garante que a pessoa está com a documentação exigida: Carteira de Identidade, CPF e cartão vale-transporte atualizado. "É importante lembrar que quem está com o documento vencido precisar regularizá-lo e, quem for tirar a primeira via também", alertou a atendente. Para quem for isento do pagamento de passagem, a atualização é feita na rua Miguel Barcelos, 540. Já os que compram vale-transporte e querem o PraTi, o cartão é feito na avenida Bento Gonçalves, 3.372.

Para melhor atender
Como a estimativa é de que 60 mil usuários façam o cadastramento facial, o consórcio, além de estipular um prazo de mais de dois meses, também vai disponibilizar uma unidade móvel para ir até as escolas. Já os trabalhadores que utilizam a bilhetagem eletrônica receberão o material diretamente nas empresas, que irão se encarregar da distribuição aos funcionários que fazem uso do vale-transporte eletrônico.

Integração tarifária
Para ter direito a chegar a seu destino, sem pagar pela segunda passagem, todos os usuários de ônibus de Pelotas devem contar com os cartões magnéticos batizados de PraTi, que permitirão o controle se o cidadão tem ou não o direito ao benefício, já que não será permitido embarcar para o caminho de volta sem pagar nova tarifa. A proposta que permite o deslocamento de até mais uma linha, com apenas o pagamento de uma passagem, será dentro de período específico e para usuários do cartão.

Saiba mais
- Onde providenciar o cartão? Na sede do Consórcio, na avenida Bento Gonçalves, 3.384, junto ao Shopping Lobão.

- Quando? A partir desta segunda-feira até 30 de julho

- Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e sábados, das 8h às 17h.

- Documentação necessária: Carteira de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Na oportunidade, além da migração dos dados dos usuários ao novo sistema, haverá a preparação para o reconhecimento biométrico facial. Os passageiros não serão mais reconhecidos pela digital e, sim, pelo rosto.

Modalidades do cartão
- Especial e acompanhante: dirigidas às pessoas com deficiência e seus acompanhantes

- Estudante: direcionada a alunos da Educação Básica e Ensino Superior

- Sênior: destinada aos idosos, a partir dos 60 anos de idade

- Vale-transporte: será utilizado por trabalhadores. Esses profissionais não precisarão ir até o Consórcio para confeccionar o novo cartão. O material será encaminhado diretamente às empresas para que os funcionários realizem a troca a partir de 31 de julho

- Empresarial: também será utilizado por trabalhadores, mas em horário de serviço. É uma forma de se deslocarem para cumprir a tarefa, sem gastarem seus vales-transportes

- Cidadão: deve ser utilizado pelo usuário que, em princípio, pagaria em dinheiro. Ao colocar crédito no cartão, entretanto, esse passageiro passa a ter direito de se utilizar da integração tarifária.

- Turista: é mais uma das novidades do sistema. O visitante que desejar, poderá adquiri-lo, para também se servir do sistema de transporte coletivo.

- De graça: a primeira via do cartão é gratuita a todos os usuários.

-112156

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Maio também é vermelho Anterior

Maio também é vermelho

Janot questiona no STF criação do Conselho Superior da PF Próximo

Janot questiona no STF criação do Conselho Superior da PF

Deixe seu comentário

Geral

Cookies.

Ao usar este site você aceita que usamos cookies. política de privacidade.

Aceito